Amor e Verão (William Trevor)

domingo, 8 de setembro de 2013



Uma história de amor. William Trevor rapidamente me surpreendeu e cativou de tal forma que integrou desde logo a minha lista dos grandes autores.
A sua escrita consegue ser, simultaneamente, fluida e profunda. Diálogos simples, entre personagem simples, com histórias simples, mas que nos envolvem nessa mesma simplicidade dos dias que passam distraídos com tudo e com nada.
Uma história de amor. Tão simples como qualquer outra. Uma história de amor vigiada por terceiros, ávidos de uma vida há muito esquecida pelos anos que passaram, leves e rápidos, e os arrependimentos que ficaram, pesados e perpétuos.
A tendência de vivermos a vida dos outros e a certeza que podemos projectar salvações nos outros, outrora dirigidas a nós, mas falhadas, retrata de certa forma parte da essência deste livro.
Mais do que uma história de amor, estamos perante personagens destroçadas que procuram um rumo, seja através do vigiar constante de uma janela que espelha um presente idêntico a um passado que não volta, seja através de um amor de Verão que apenas despertou a saudade.
 
Um livro muito bom. Um autor com a capacidade de criar personagens inesquecíveis.
Recomendo a sua leitura e não posso deixar, mais uma vez, de recomendar sobretudo a leitura de «A Viagem de Felícia», um dos seus livros que, para mim, consegue superar o presente.
 
Boas leituras!
 
www.wook.pt: Chegou o Verão e em Rathmoye pouco ou nada acontece. Tanto mais notória se torna a chegada de um estranho de cabelo escuro, Florian, que se passeia pela cidade na sua bicicleta. Miss Connulty, finalmente livre de uma mãe imperiosa recentemente falecida, resolve vigiar o desconhecido, com o que testemunhará a paixão de Ellie, jovem esposa de um agricultor, pelo rapaz. Ainda que Florian tencione deixar a Irlanda para sempre, entre ele e Ellie nascerá uma relação imprudente — imprudente e, na opinião de Miss Connulty, perigosa. No seu primeiro romance desde The Story of Lucy Gault, William Trevor evoca, com mestria, a paixão e as frustrações vividas por Ellie e Florian e pelos habitantes de uma pequena cidade irlandesa durante um longo Verão.

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan