Histórias à volta da mesa (Oscar Wilde)

quarta-feira, 8 de maio de 2013


 
Oscar Wilde adorava sentir a atenção dos seus amigos enquanto se perdia na bela arte de contar histórias, para a qual e segundo diziam, tinha verdadeiro dom. Há quem diga ainda que tinha um toque especial na forma como tornava uma história bela, perpetuando-se no tempo e no coração de quem a ouvia.
O dom de Wilde, muitos chegaram a dizer, ultrapassava a sua própria escrita. Muitos dos seus ouvintes rendiam-se aos encantos nos pormenores estudados de cada história, de cada entoação e suspense no tempo certo.
Foi em muitas das noites em que se reunia com os amigos, à volta da mesa de cafés, restaurantes ou casas de conhecidos, que nasceu o conto que viria a dar origem ao famoso «Retrato de Dorian Grey».
É um livro encantador, com muitas e pequenas histórias, em parte devido ao fascínio criado em Wilde nos seus ouvintes, que maravilhados, as escreviam quando regressavam às suas casas. Dessa maneira, preservaram as muitas páginas de histórias que tornaram possível este livro.

 
 
www.wook.pt: Oscar Wilde demonstrou o seu génio literário através das suas obras em prosa, poesia e teatro, e é considerado um dos mais importantes escritores do século XIX. No entanto, o seu talento nato de inventor e narrador de histórias nunca foi muito divulgado. Durante toda a vida, Oscar Wilde deliciou os seus companheiros de café, jantares e reuniões sociais com magníficas histórias que deixavam os seus ouvintes literalmente pregados às cadeiras. Wilde encantava todo o tipo de pessoas, desde poetas a diplomatas, damas da sociedade e estudantes - como ele dizia - "crianças dos oito aos oitenta".
Embora nem todas essas histórias tenham sido recuperadas, algumas foram registadas por amigos e admiradores e até passados a escrito pelo próprio Oscar Wilde.
 

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan